Como a Lei da Empresa Limpa proporciona o fim das práticas ilegais na gestão financeira dentro do ambiente corporativo.
A Lei da Empresa Limpa denominada “Lei Anticorrupção” (Lei 12.846/2013) são sanções para serem aplicadas em processo administrativo ou judicial nas empresas que possam praticar algum ato de corrupção pública.
No Brasil, o compliance é um dos grandes aliados das instituições financeiras no combate à lavagem de dinheiro, à evasão fiscal, ao financiamento do terrorismo e o crescimento dos crimes bancários cibernéticos.
Esse mecanismo empresarial é um conjunto de normas e diretrizes que orientam as empresas sobre as condutas no ambiente corporativo, junto aos órgãos de regulamentação e dentro dos padrões exigidos em cada segmento.
CANAL DE DENÚNCIAS ATENUA SANÇÕES DA LEI DA EMPRESA LIMPA
Com a aprovação da Lei da Empresa Limpa, as empresas também ficaram responsáveis por todos os atos de corrupção praticados pelos funcionários, representantes, colaboradores e fornecedores que levaram alguma vantagem à pessoa jurídica.
Todas as instituições devem cumprir com a Lei Anticorrupção, pois caso se comprove a prática de qualquer ato ilegal à administração pública, nacional ou estrangeira deverá ser aplicada a sanção cabível. Muitas empresas estão buscando ajuda para elaborar os códigos de conduta e programas de mitigação de riscos e fraudes.
O Canal de Denúncias é uma das ferramentas mais eficazes para atenuar sanções previstas na Lei da Empresa Limpa. Esse canal de comunicação além de promover o incentivo à denúncia oferece muitas outras vantagens:
• Identificação de fraudes ou desvios de conduta
• Preserva a reputação da empresa
• Identifica fragilidades no sistema de Compliance
• Garantia de conforto e anonimato ao denunciante
A Facti é mais nova solução em Canal de Denúncias que apoia as instituições na implantação e operação de uma plataforma completa de gestão de ética empresarial.
Fortalece a governança corporativa para atender todas as exigências regulatórias.
Para conhecer todos os benefícios da ferramenta, acesse: www.canalfacti.com.br