Empresas que buscam se consolidar no mercado por mais tempo precisam alinhar as funções de compliance aos planos estratégicos da companhia.
Após o início das investigações anticorrupção da Polícia Federal no esquema milionário de lavagem de dinheiro do governo brasileiro e das empreiteiras privadas, a área de compliance começou a ganhar destaque no mundo corporativo.
Depois dos escândalos muitas organizações começaram a investir pesado em departamentos de compliance e na contratação de executivos e colaboradores para identificar possíveis casos de corrupção no ambiente de trabalho.
A palavra em inglês compliance quando traduzido para o português vêm do verbo “comply” que significa “agir de acordo com as regras”. No mundo dos negócios, compliance é o ato de cumprir com as normas, sejam eles internos ou externos.
GERENCIAMENTO E CONTROLE DE RISCOS NO SISTEMA DE COMPLIANCE
Para implantar uma área de compliance é necessário ter o total suporte da alta administração. Depois é preciso realizar uma análise de riscos para entender os objetivos e desafios que serão enfrentados pela empresa.
Nas empresas o compliance é definido por três elementos: Gestão de Riscos, Governança Corporativa e Gestão de Processos e Negócios. Esse departamento possui acesso a todos os documentos e pode receber denúncias de outros funcionários.
A Lei Anticorrupção indica que controles internos as empresas podem adotar:
• Comprometimento dos membros da alta administração
• Existência de padrões de Código de Ética e Conduta
• Treinamentos constantes sobre o programa de integridade
• Independência
• Canais de denúncia
• Medidas disciplinares em caso de violação
O Canal Facti é a mais nova solução de canal de denúncias que ajuda as empresas a identificarem problemas e irregularidades no ambiente de trabalho baseados em três pilares principais: Prevenção, detecção e remediação.
Ajuda a prevalecer o ambiente ético, garantindo anonimato e sigilo ao denunciante.
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